top of page

CENTRO JUVENIL

The cultural and socio-educational actions of the "Criança Feliz" Youth Center include music, information technology, manual arts, cooking and educational guidance, currently serving more than 112 children and adolescents with a part-time program after school hours.

Música

A música transforma, cria, inspira. Por ela é possível expressar sentimentos que muitas vezes não são expressáveis com palavras. Com isso, o projeto de musicalização está presente na Associação, desde as crianças menores até os maiores. Para as crianças e adolescentes que se destacam existe a possibilidade de ingresso no grupo musical Guaçatom. Mas o que significa isso?

     O Grupo Guaçatom, projeto musical da OSC Associação Filantrópica “Criança Feliz” é formado por crianças e jovens da comunidade de Caucaia do Alto (Cotia/SP).
    O projeto mantém os princípios da AFCF firmados na sua criação em 1985 com desdobramentos e ações que vem beneficiando a sociedade, divulgando a cultura musical da infância, a riqueza da música popular brasileira, contemplando a multiculturalidade, através de apresentações e oficinas musicais em espaços públicos e privados (instituições educacionais, culturais, teatros, praças) no país e exterior: França/Itália (2002), República da China (2003), Itália/Suiça (2012), Itália, Suiça, Espanha (2015) Itália ( 2016).
     Com o projeto a Associação  conquistou o Prêmio Aldir Blanc (Edital 01/2020 ), Prêmio Itaú Unicef /Escola Integral (Semifinalista 2018 e Finalista Regional 2017).
           O Guaçatom gravou 2 CDs ( 2000, 2010) e em 2022 completará o 3°álbum com obras de Pixinguinha, Moacir Santos, Jackson do Pandeiro entre outros renomados compositores. Para celebrar os 27 anos de resistência na área da cultura e do social a Associação Filantrópica "Criança Feliz" lançou o documentário "Guaçatom Além do Território".

IMG_7853_edited.jpg

Artes manuais

As Artes manuais têm um certo viés mágico quando algo imaginado é transformado em um produto concreto. Para essa metamorfose criativa, várias técnicas e diversos materiais podem ser utilizados, podendo-se também combinar duas ou mais técnicas em uma mesma peça.
As diferentes possibilidades proporcionam um conjunto de
aprendizagens capaz de oferecer desafios e despertar a curiosidade, a habilidade criativa e manual faz a magia da transformação!

IMG_6698.heic

Culinária

Como cooperar com a formação pessoal da comunidade é nosso foco, trazê-los para mais uma parte da vida, que é a culinária, se fez importante no que tange ao desenvolvimento das atividades diárias. Dessa forma as crianças e adolescentes podem ter contato com diferentes alimentos, e conhecer suas funcionalidades na no mundo da gastronomia.

IMG_6758.HEIC

Recreação

A1E5E55D-9277-4CCD-9ECF-47CC17B6ED6B.JPG

          Criança precisa brincar!

Pensando nisso, nossa grade de atividades possui períodos para que os educadores desenvolvam brincadeiras dirigidas como também momentos para que eles escolham as brincadeiras.

Acompanhamento  escolar

IMG_6758.HEIC

                    Lição de casa!
Os educadores sempre reservam um tempinho para verificar se as crianças/adolescentes têm lição de casa. Quando possível, as lições são realizadas ou, ao menos, iniciadas durante o período de permanência no Centro Juvenil. Durante tais atividades os educadores auxiliam nas atividades, colaborando também no processo de alfabetização dos menores.

bottom of page